O casamento civil gratuito é uma opção que muitas pessoas desconhecem. Ele é oferecido pelo poder público e tem como objetivo garantir o direito de todas as pessoas a formalizarem suas uniões, independentemente da sua condição financeira.
O casamento civil gratuito ele é oferecido pelos cartórios de registro civil de todo o país, em parceria com a Defensoria Pública e outras instituições que prestam assistência jurídica gratuita.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR) lançou o edital da 2ª edição do Casamento Coletivo. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (27) e seguem até 3 de março de forma gratuita nas redes sociais da instituição. O projeto seleciona 12 casais, que ganham prêmios, além do casamento civil gratuito.
Para participar, os noivos devem ler o edital no site da Senac-RR e seguir as etapas descritas. Inscrições acontecem por meio do preenchimento de dados em um formulário e postagem no Instagram, contando a história do casal e por que devem se selecionados. Dessa forma, a comissão de organização vai escolher os que se destacarem. O resultado sai a partir do dia 7 de março nas redes sociais do Senac Roraima.
A iniciativa acontece em parceria com turmas do Senac para promover o projeto integrador de conclusão dos cursos de maquiador; massagista, salgadeiro, auxiliar de confeitaria, organizador de eventos, recepcionista de eventos, bem como de cabeleireiro profissional. A instituição promove o evento para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam ao longo das aulas, com supervisão dos instrutores e coordenadores.
Além disso, serão ofertados aos participantes dia de noiva, corte de cabelo, casamento no civil e religioso, espaço, decoração, coquetel coletivo, cobertura fotográfica geral do evento, e outros serviços de forma gratuita. Os noivos então deverão preocupar-se com a vestimenta e aliança. Os vencedores receberão avaliação por meio de uma comissão e, por fim, anunciados no próximo dia 7 de março nas redes sociais do Senac Roraima.
As demais informações estão anexadas ao edital. Candidatos devem consultar eventuais dúvidas diretamente nas redes sociais do Senac Roraima.
É possível escolher o local da cerimônia?
Geralmente, a cerimônia do casamento civil gratuito é realizada no cartório de registro civil. É possível verificar se existem outras opções de locais disponíveis na sua cidade, mas isso pode depender da disponibilidade e da legislação local.
Quais documentos são necessários para o casamento civil gratuito?
Os documentos necessários podem variar de acordo com a região, mas geralmente incluem RG, CPF, comprovante de residência e declaração de hipossuficiência, que comprova a condição de baixa renda.
Quanto tempo demora para obter o casamento civil gratuito?
O tempo para obter o casamento civil gratuito pode variar de acordo com a região e a documentação exigida. É importante verificar junto à Defensoria Pública ou ao cartório de registro civil da sua cidade o tempo estimado para o processo.
É possível realizar uma cerimônia religiosa após o casamento civil gratuito?
Sim, é possível realizar uma cerimônia religiosa após o casamento civil gratuito. É importante lembrar que a cerimônia religiosa não tem valor legal, sendo necessário registrar o casamento civil no cartório para que a união seja oficializada.
Lembre-se de que o casamento civil gratuito é uma opção destinada às pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com as despesas do processo. Caso você deseje uma cerimônia mais elaborada, com decoração, música e outros itens, será necessário arcar com esses custos adicionais.
Inscrições iniciam na próxima segunda-feira (27) e seguem até 3 de março de de forma gratuita nas redes sociais da instituição