Carregando...
Pular para o conteúdo

PROUNI 2º Semestre Bolsas de Estudos. As inscrições estão abertas!

    Anúncios

    As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre foram abertas nesta terça-feira (11). Para concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino privadas, é necessário entrar no site e preencher o cadastro até sexta-feira (14), às 23h59.

    No total, são 169.226 vagas, sendo 68.087 de bolsas de estudo integrais e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

    Para se inscrever no Prouni, candidato deve preencher campos com número de inscrição no Enem e senha — Foto: ReproduçãoPara se inscrever no Prouni, candidato deve preencher campos com número de inscrição no Enem e senha — Foto: Reprodução

    Para se inscrever no Prouni, candidato deve preencher campos com número de inscrição no Enem e senha — Foto: Reprodução

    No total, são 169.226 vagas, sendo 68.087 de bolsas de estudo integrais e 101.139 vagas com bolsa de estudos parcial, de 50% do valor da mensalidade.

    Anúncios

    Veja abaixo a divisão das vagas por modalidade:

    Modalides de ensino do Prouni 2019 – 2º semestre
    Maior parte das bolsas de estudo são para o período noturno
    • CURSO A DISTÂNCIA: 41.763 PRESENCIAL
    • INTEGRAL: 2.491 PRESENCIAL
    • MATUTINO: 38.873 PRESENCIAL
    • VESPERTINO: 7.774 PRESENCIAL
    • NOTURNO: 78.325 PRESENCIAL
    Fonte: MEC

    Quem pode ter bolsa do Prouni?

    Podem participar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação, e que ainda não tenham diploma do ensino superior.

    Quem pode participar

    Para se inscrever no Prouni, o estudante não pode ter diploma de ensino superior. Além disso, deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tirado, no mínimo, média de 450 pontos na prova. Não é permitido ter zerado na redação.

    Também é preciso se enquadrar em um dos seguintes critérios de renda:

    • Bolsas integrais: renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo
    • Bolsas parciais (50% da mensalidade coberta): renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos

    Entre as exigências, o candidato deve ainda se encaixar em pelo menos uma das seguintes situações:

    Anúncios
    • ter cursado o ensino médio em escola pública;
    • ter cursado o ensino médio em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;
    • ter alguma deficiência;
    • ou ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

    Resultados

    Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 18 de junho, no site do Prouni. A segunda lista será divulgada em 2 de julho, no mesmo endereço.

    O candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino superior onde irá estudar para comprovar os dados informados na inscrição.

    Caso sobrem vagas, haverá uma lista de espera em 18 de julho.

    As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

    Podem se inscrever candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral.

    É preciso ter obtido ainda uma nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem. O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

    Também podem participar do programa, estudantes com deficiência e professores da rede pública.

    Calendário

    • 18 de junho: Divulgação do resultado da primeira chamada
    • 2 de julho: Divulgação do resultado da segunda chamada
    • 18 a 25 de junho: Período para o candidato pré-selecionado na primeira chamada comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações
    • De 2 a 8 de julho: Período para o candidato pré-selecionado na segunda chamada comparecer à respectiva instituição de ensino superior para comprovação das informações
    • 15 e 16 de julho: Prazo para participar da lista de espera
    • 18 de julho: Divulgação da lista de espera

    As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://siteprouni.mec.gov.br.

    Entenda o nosso trabalho aqui no blog:
    O Site https://oportunidadesaqui.com.br// atua APENAS na divulgação de vagas. Não realizamos seleção e/ou contratação. Pedimos que leia sempre com muita atenção todos os dados da vaga antes de se candidatar. Envie currículo apenas para as vagas que corresponda ao seu perfil. O Site https://oportunidadesaqui.com.br// não faz nenhum tipo de cobrança financeira dos usuários do site. Fique atento a cobranças de empresas terceiras para serviços de recolocação profissional ou promessas de emprego.

    A finalidade do nosso site é exclusivamente divulgar vagas de emprego GRATUITAMENTE. O envio do seu currículo através da nossa plataforma não é garantia de agendamento de entrevista e/ou seleção. Não possuímos nenhum envolvimento ou participação no processo seletivo. Nossa plataforma é gratuita hoje, amanhã e sempre.