Processo Seletivo dos Correios abre com 4.383 vagas. Confira o prazo das as inscrições

O edital Processo Seletivo dos Correios anuncia que as inscrições estão abertas. Ao todo são 4.383 vagas para quem deseja se formar nos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística. Contudo a formação técnico-profissional poderá ser realizada na modalidade presencial ou a distância.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu um novo processo seletivo, com 4.383 vagas para o seu programa de jovem aprendiz.

As oportunidades são para quem deseja se formar nos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística. A formação técnico-profissional poderá ser realizada na modalidade presencial ou a distância.

Para concorrer, os jovens devem estar cursando, no mínimo, o 9º ano do nível fundamental ou frequentando a escola, caso não tenham concluído o nível médio. Além disso, é preciso ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação.

O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela etapa teórica, com curso de aprendizagem profissional de 120 horas, a ser realizado nas dependências de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira, e pela etapa prática, que ocorrerá nas instalações dos Correios.

Os aprovados serão contratados por prazo determinado, com duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos, tendo sua anotação na Carteira de Trabalho.

Os selecionados receberão um salário mínimo-hora, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios.

Vagas, editais do Processo Seletivo dos Correios:

O processo seletivo será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e pela ECT. A seleção para o cargo de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:

Contudo, a primeira fase: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todo cargo/atividade, de responsabilidade do CESPE/UnB;

Já a segunda fase: avaliação da capacidade física laboral, para o cargo: Agente de Correios – Atividade 2: Carteiro e para o cargo: Agente de Correios – Atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou credenciada por esta.

A prova objetiva será realizada nas cidades que constam no Anexo I – Quadro de Vagas e Localidades-base, de acordo com a opção do candidato no momento da inscrição. A avaliação de capacidade laboral dos(as) candidatos(as) que se classificarem na. primeira fase, será realizada em local a ser divulgado posteriormente em edital específico no site www.correios.com.br.

É dever do(a) candidato(a) acompanhar todas as publicações referentes ao concurso de seu interesse. Pois indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades de realização da prova, essas poderão ser realizadas em outras localidades.

Carreira de nível médio

Agente de Correios

A carreira de ingresso tem como principal missão executar as atribuições pertinentes aos serviços das áreas Operacional, Comercial e de Suporte. Neste caso, o candidato pode ser aprovado para as seguintes funções:

  • Carteiro;
  • Operador de Triagem e Transbordo (em extinção);
  • Atendente Comercial; e
  • Suporte.

Salário inicial: a partir de R$2.179,25

Carreira de nível superior

Analista de Correios

A carreira de ingresso para quem tem o nível superior tem como principal missão aplicar conhecimentos técnicos de sua especialidade, visando à otimização dos resultados e aprimoramento dos padrões de trabalho de sua área de atuação.

Neste caso, o candidato pode concorrer para as seguintes especialidades:

  • administrador;
  • advogado;
  • analista de sistemas;
  • arquiteto;
  • assistente social;
  • bibliotecário;
  • contador;
  • economista;
  • engenheiro;
  • estatístico;
  • museólogo;
  • pedagogo;
  • psicólogo; e
  • técnico em Comunicação Social.

O concurso também pode oferecer vagas para cargos específicos dos Correios, como: auxiliar de enfermagem do trabalho; técnico de segurança do trabalho; analista de saúde; enfermeiro do trabalho; engenheiro de segurança do trabalho; e médico do trabalho.

Salário inicial: a partir de R$6.333,54.

Veja ás exigências para o ingresso como Jovem Aprendiz dos Correios;

Os requisitos estabelecidos para o Processo Seletivo dos Correios devem ser observados antes da realização da inscrição, visto que o não atendimento a qualquer um deles, no momento do ingresso, elimina, definitivamente, o candidato do Processo Seletivo: Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, conforme a seguir:

  • Ser Brasileiro;
  • Estrangeiro, desde que requeira a naturalização nos moldes prescritos nas alíneas “a” e “b”, inciso II, art. 12, da CF/88, ou que se enquadre no art. 353 da CLT, conforme previsto no inciso I, art. 37, da CF/88;
  • Português, conforme § 1º, art.12, da CF/88.
  • Ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação, salvo as exceções previstas na legislação e regulamento vigentes;
  • Estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Estar matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o Ensino Médio);
  • Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz e/ou mantido vínculo empregatício com os Correios;
  • Não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse Programa de Aprendizagem;
  • Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, conforme previsto no item 6 deste Edital, no turno para o qual se inscreveu;
  • Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética, as Normas de Conduta e os demais regulamentos dos Correios.

Das vagas, veja como vai ser distribuídas:

O Processo Seletivo será realizado para o preenchimento de 4.382 (quatro mil, trezentas e oitenta e duas) vagas e formação de cadastro reserva, distribuídas por cidades/municípios e turnos, conforme quadro demonstrativo no ANEXO I deste Edital.

O Processo Seletivo será realizado por meio de três sistemas de vagas: o Sistema de Ampla Concorrência, o Sistema de Cotas para Pessoa com Deficiência – PCD e/ou o Sistema de Cotas para Pessoa Negra (Preta ou Parda) – PNPP, conforme regras definidas nos itens 8 e 9 deste Edital.

As vagas serão preenchidas nos cursos de Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, nas modalidades presencial ou à distância (EaD), por ordem de classificação, pelos candidatos aprovados em todas as fases deste Processo Seletivo e convocados para a contratação.

 

As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via Internet, no endereço eletrônico dos site dos Correios, no link “Acesso à Informação > Servidores > Outras informações > Concursos Públicos”, no período compreendido entre a 0:00 (zero) hora do dia 27/03/2023 e 23h59 do dia 21/04/2023, observado o horário oficial de Brasília.

Através do sistema dual, o Programa de Aprendizagem vai acontecer por meio do curso de aprendizagem profissional de 120 horas, a ser realizado nas dependências de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira, e pela etapa prática, que ocorrerá nas instalações dos Correios.

Novo Processo Seletivo dos Correios

O concurso Correios é um dos certames mais aguardados entre os concurseiros. O último edital foi anunciado há dez anos atrás e, com isso, aumenta-se a necessidade de recompor o quadro de funcionários da instituição.  Edital de Abertura – 20/03/2023

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *