MEC e PRONATEC abre inscrições para Cursos Técnicos Gratuitos EAD 1º semestre de 2020!I
A intenção do programa é democratizar e aumentar a demanda por educação deste tipo, ajudando na capacitação profissional de um grande número de beneficiados. Sabendo das dificuldades econômicas e da realidade em que se encontram uma maioria de trabalhadores, as condições fornecidas pelo programa são um dos destaques.
Desde a crise financeira que afetou o Brasil em 2015, o Pronatec – assim como outros programas do Governo Federal – contou com pequenos cortes no número de vagas. A ideia é que a partir de 2019 o número de vagas se mantenha estável.
Como funciona o Pronatec?
O objetivo social do Pronatec é ajudar jovens sem condições financeiras favoráveis a pagar por cursos profissionalizantes, ajudando-os assim no processo de ingresso no mercado de trabalho em suas respectivas regiões. O programa dá prioridade para pessoas que já fazem parte de outras ações de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo).
odos os cursos oferecidos através do Pronatec são de financiamento do Governo Federal, porém a efetuação dos cursos profissionalizantes só acontece graças a diversas parcerias com instituições educacionais.
Só o Ministério do Turismo irá ofertar, em 2017, mais de 10 mil vagas de cursos técnico para alunos de escolas públicas no país, sem fazer menção do MedioTec que irá aumentar a proposta de vagas em 10 vezes mais. As oportunidades, gratuitas, serão disponibilizadas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em conjunto com o Ministério do Turismo e irá atender exclusivamente o mercado de viagens. O Pronatec inscrições 2020 (área do turismo) será aberto em 18 estados e 172 municípios, por todo o Brasil.
É importante lembrar que, além das inscrições no site oficial do Pronatec (com a opção Bolsa-Formação), os candidatos devem prestar atenção às vagas disponibilizadas pelas instituições parceiras.
ão existe apenas um tipo de processo seletivo para o ingresso nos cursos oferecidos. A seleção varia sempre de acordo com a instituição que o candidato estará inscrito, sendo que pode ser através de prova escrita, análise socioeconômica e/ou tempo de desemprego do candidato.
Entre os tantos cursos oferecidos pelo Pronatec, alguns exigem pré-requisitos para a inscrição. Essas especificidades (como idade, escolaridade do candidato, etc.) devem ser observadas sempre junto aos atos normativos do próprio Pronatec ou das escolas que estão ofertando a capacitação. Caso haja requisitos, o candidato verificará no ato da inscrição.
Depois de verificar no fim desse texto quais são os cursos oferecidos através do programa, o candidato poderá acessar o site do Pronatec inscrições para pesquisar quais vagas estão disponíveis no seu município, estado e instituição de preferência. Acessando o portal do Pronatec, o interessado encontrará a página para fazer a busca:
Depois de encontrar as vagas que está pesquisando, o aluno deverá inteirar-se sobre a instituição que oferece o curso desejado e procurar mais informações sobre o processo seletivo específico adotado para esse curso.
Importante: aqueles alunos que já fizeram algum curso no Pronatec PODEM fazer outro. De acordo com a Portaria do Ministério da Educação nº 817/2015, responsável pela regulamentação da Bolsa-Formação do Pronatec, cada candidato poderá ter o direito a no máximo três matrículas por ano nos cursos ofertados através dessa bolsa específica.
É provável que as inscrições pela Bolsa-Formação aconteçam entre março/maio do próximo ano (constatação feita com base nos últimos anos do Pronatec). É através da Bolsa-Formação 2019 que vagas gratuitas em cursos de educação profissional técnica e tecnológica são ofertadas. Essas bolsas são disponibilizadas para estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estão no estudado no ensino tradicional ou EJA.
Existem duas modalidades de bolsa:
Bolsa-Formação Trabalhador: Nessa modalidade são oferecidos cursos de qualificação profissional para aqueles que já recebem seguro-desemprego e/ou fazem parte de outros programas de inclusão do Governo Federal.
Bolsa-Formação Estudante: Aqui são ofertados cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio, pensando em uma qualificação precoce.
O SENAI, o SENAC e os Institutos Federais ofertam de forma contínua as vagas para as bolsas durante o ano inteiro. É interessante procurar essas instituições para acessar o calendário de matrículas Pronatec . As vagas ofertadas estarão também disponíveis no Portal do MEC.
Destaque: a Bolsa-Formação também tem os detalhes do seu processo de seleção definido pelos demandantes, secretarias estaduais e Ministérios participantes. Também no portal do Pronatec, o candidato poderá encontrar a lista de instituições que pode procurar – mais adiante destacamos algumas delas.
Técnico em Geologia | Técnico em Vestuário | Técnico em computação gráfica |
Técnico em Grãos | Técnico em Hospedagem | Técnico em Seguros públicos |
Técnico em Mineração | Técnico em Construção naval | Técnico em Seguros jurídicos |
Técnico em Pesca | Técnico em Celulose e papel | Técnico em Telecomunicações |
Técnico em Zootecnia | Técnico em Açúcar e álcool | Técnico em Transporte de cargas |
Técnico em Lazer | Técnico em Biocombustíveis | Técnico em Forças especiais |
Técnico em Cozinha | Técnico em Petróleo e gás | Técnico em Transporte rodoviário |
O período de MedioTec Inscrições 2020 ainda não possui uma definição em nível nacional. Alguns estados como Mato Grosso e Santa Catarina já estão com o período de pré-inscrições em aberto, porém, tudo indica que o prazo oficial será aberto em janeiro 2020e que as aulas comecem no máximo até Março
FONTE: Site oficial: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/