Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
E uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Os institutos federais compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado Federal e sancionado pela presidência da República em 29 de dezembro de 2008, sendo publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2008.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou dia 16 de julho de 2008 o Projeto de Lei 3775/2008 que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. A matéria seguiu para aprovação no Congresso Nacional e em 29 de dezembro de 2008 foi sancionada pelo presidente. Os institutos deverão ter forte inserção na área de pesquisa e extensão, visando estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estendendo seus benefícios à comunidade. Metade das vagas será destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial cursos de currículo integrado.
Na educação superior, o destaque fica para os cursos superiores de tecnologia de engenharias e de licenciaturas em ciências física, química, matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.
Os institutos federais terão autonomia, nos limites de sua área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior. Ainda exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais. Cada instituto federal é organizado em estrutura com vários campi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria, equiparando-se com as universidades federais.
Cursos Técnicos de Nível Médio
- Técnico Integrado
São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrados ao Ensino Médio. O curso é planejado de modo que o aluno conclua o Ensino Médio juntamente com uma habilitação profissional técnica. Esta forma é oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental.
- Técnico Subsequente
São cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio voltados para os concluintes do ensino médio. É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Após concluído o curso, o aluno receberá diploma de técnico em nível técnico.
Eixos Tecnológicos
Os cursos são organizados em eixos tecnológicos, de acordo com o currículo e área de atuação.
- Ambiente e Saúde
- Controle e Processos Industriais
- Gestão e Negócios
- Desenvolvimento Educacional e Social
- Informação e Comunicação
- Infraestrutura
- Produção Alimentícia
- Produção Cultural e Design
Cursos Técnicos
- TÉCNICO EM ENFERMAGEM
- TÉCNICO EM SAÚDE BOCAL
- TÉCNICO EM QUÍMICA
- TÉCNICO ELETRÔNICA
- TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
- TÉCNICO EM CONTABILIDADE
- TÉCNICO EM ORIENTAÇÃO COMUNITÁRIA
- TÉCNICO EM INFORMÁTICA
- TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
- TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
- TÉCNICO EM ARTE DRAMÁTICA
- TÉCNICO EM DESIGN DE MODA
Data | Evento |
05 a 16/06/19 | Período de Solicitação de Isenção |
16/06/19 | Publicação dos Editais do Processo Seletivo |
17/06/19 | Resultado das Isenções |
31/05 a 08/06/19 | Período de Inscrições |
09/06/19 | Limite para pagamento da taxa de inscrição no sistema bancário |
31/05/19 | Divulgação dos candidatos homologados |
31/05/19 | Divulgação dos locais de prova |
02/07/19 | Prova |
É importante saber:
Neste processo de seleção, os dois cursos concomitantes ao Ensino Médio ofertados pelo IFRS terão seleção por sorteio público. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do site de ingresso do IFRS.
Para os cursos técnicos subsequentes ou de graduação, é preciso ser aprovado no processo seletivo. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do site de ingresso do IFRS, e optar por:
I – utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação;
II – realizar uma prova;
III – concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.
Para participar da seleção de ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos – EJA não será cobrada taxa de inscrição e não será necessário fazer prova, mas será necessário realizar a inscrição, entregar uma documentação e assistir a uma palestra. Será publicado um edital específico para os cursos EJA no site do Processo Seletivo. Aguarde!
Informações, orientações e datas de cada processo de seleção serão publicadas em documentos (editais) no site de ingresso. Os candidatos precisam ler os editais com atenção.
Entenda o nosso trabalho aqui no blog:2
O Site https://oportunidadesaqui.com.br// atua APENAS na divulgação de vagas. Não realizamos seleção e/ou contratação. Pedimos que leia sempre com muita atenção todos os dados da vaga antes de se candidatar. Envie currículo apenas para as vagas que corresponda ao seu perfil. O Site https://oportunidadesaqui.com.br// não faz nenhum tipo de cobrança financeira dos usuários do site. Fique atento a cobranças de empresas terceiras para serviços de recolocação profissional ou promessas de emprego.
A finalidade do nosso site é exclusivamente divulgar vagas de emprego GRATUITAMENTE. O envio do seu currículo através da nossa plataforma não é garantia de agendamento de entrevista e/ou seleção. Não possuímos nenhum envolvimento ou participação no processo seletivo. Nossa plataforma é gratuita hoje, amanhã e sempre.