O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) foi criado como órgão (havendo alguns estados que o tornaram autarquias) do Poder Executivo Estadual que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro. Entre suas atribuições está a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores.
No território Brasileiro, os DETRANs são responsáveis pela avaliação da capacidade física, mental e psicológica dos candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A avaliação é feita pelos serviços médicos e psicológicos existentes nos DETRANs (ou pelos seus credenciados).
Os DETRANs também são responsáveis pelo credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas na jurisdição de cada estado. Para o credenciamento as empresas devem demonstrar capacidade jurídica e técnica, além de regularidade fiscal e idoneidade financeira para a produção das placas e tarjetas em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
Outra responsabilidade dos DETRANs, em vários Estados, é o credenciamento de Despachante de Trânsito para a área de documentação de veículos.
Veja a distribuição de vagas e também os salários previstos:
Nível médio: serão 80 vagas para assistente de trânsito. Os profissionais terão jornada de 40 horas por semana e o salário será de R$ 2.409,75.
Nível superior: serão 14 vagas para analista de trânsito. Os aprovados deverão trabalhar 40 horas semanais e terão direito a salário de R$ 5.179,94. Os interessados devem formados em alguma das seguintes áreas:
- Administração;
- Agente Estadual
- Assistente Administrativo
- Advogado
- Analista de Contabilidade
- Analista Jurídico
- Análise de Sistemas;
- Ciências da Computação;
- Arquitetura;
- Economia;
- Psicologia;
- Serviço Social.
No momento, o processo de realização do concurso Detran ES segue a todo vapor, sendo que a comissão organizadora já trabalha na elaboração do termo de referência para contratar a banca organizadora. Após esta etapa, o edital será publicado.
Dessa forma, os interessados podem começar a temporada de estudos, pois o documento com as regras da seleção está próximo de ser publicado sendo que quem se prepara antes tem mais chances de ser aprovado. Para ajudar nesta jornada de preparação, veja como foi o edital anterior:
Veja a lista de concursos confirmados para 2020:
1) Concurso DETRAN no Rio Grande do Norte
O Departamento Estadual de Trânsito tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso DETRAN) em breve. Uma nova comissão do certame foi formada. Há também a informação dos cargos que serão oferecidos no edital.
Os preparativos para o certame já foram iniciados pela nova comissão. A expectativa é que o edital do certame seja liberado até agosto. As informações foram transmitidas por fontes ao site Folha Dirigida. A previsão é que o levantamento fique pronto entre final de abril e início de maio. As vagas serão abertas para o Estado do Rio Grande do Norte
O estudo tem previsão de ser entregue até o final de maio à direção do Departamento e apresentado à Secretaria de Administração do Rio Grande do Norte o projeto básico da seleção.
O edital vai trazer vagas para os cargos de níveis médio, técnico e superior. As vagas são, até o momento, destinadas aos cargos de assessor técnico – várias áreas e para assistente técnico.
Confira quem fará parte da banca do concurso:
- Milton Gomes Barreto – Assistente Técnico – Matrícula, 176.550 -7, (Presidente);
- Aline Kelly Costa da Silva – Assistente Técnico – Matrícula, 215.147-2, (Membro);
- Eduardo Luciano de Lucena – Analista de Suporte – Matrícula, 214.668-1, (Membro);
- Antonino Melo dos Santos – Assessor Técnico – Matrícula, 199.473-5, (Membro);
- Mércia da Silva Pereira – Assessor Técnico – Matrícula, 215.070-0, (Membro).
A comissão do concurso havia sido formada em setembro de 2018. O documento que forma a comissão não informava o prazo para conclusão dos trabalhos pelo grupo de trabalho. No entanto, com o novo documento publicado, a antiga Portaria nº 1330/2018-GADIR, publicada no DOE 14253, de 20 de setembro de 2018, foi revogada.
Os trâmites necessários para realização do concurso estavam estagnados. Em abril de 2019, a assessoria de imprensa justificou que o motivo da lentidão nos preparativos no edital estava relacionado a questões orçamentárias.
Em setembro de 2019, os funcionários entraram em greve. Entre as reivindicações da categoria estava a abertura de novo concurso do Detran-RN para reposição de pessoal. Além disso, os profissionais querem reajuste salarial, pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas do Departamento.
De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado (Sinai-RN), Alexandre Guedes, “fica difícil, nestas condições, a categoria suportar as adversidades que está enfrentando”.
A Assessoria de Imprensa do Detran-RN disse que o governo propõe a chamada de aprovados em um novo concurso em 2021. Para isso acontecer, o edital seria publicado no decorrer de 2020.
O certame deverá contar, conforme antecipado pelo Notícias Concursos, com oportunidades para candidatos de ensino médio e superior. As informações foram confirmadas pelo setor de Recursos Humanos do Departamento.
Foi divulgado no Diário Oficial do Estado do dia 20 de setembro, a portaria que designa os servidores que vão compor a comissão organizadora do certame. A expectativa é que o edital seja divulgado ainda este ano. Para isso, o órgão deverá escolher uma banca organizadora do certame.
O concurso DETRAN-RN deverá contar com vagas para os cargos de assistente técnico e assessor técnico, com exigência de nível médio e superior, respectivamente. As especialidades dos cargos ainda serão reveladas. Lembrando que outras funções também poderão ser contempladas no edital. No entanto, isso vai depender do levantamento de cargos que serão realizados pela comissão do certame.
2) Concurso DETRAN no Pará
O Departamento de Trânsito se aproxima de abrir um novo edital de concurso público (Concurso DETRAN 2020) em breve. A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração confirmou os preparativos de abertura do certame que, segundo o setor, está previsto para ser publicado ainda este ano para lotação no Pará.
O quantitativo de vagas ainda não foi informado. De acordo com informações da Secretaria, mesmo com o coronavírus, o planejamento do governo para o certame continua em vigor. As informações foram confirmadas em nota enviada ao site Folha Dirigida.
“A Seplad informa que todo o processo interno, referente ao planejamento do concurso previsto para 2020, continua em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada”.
Além do concurso público do DETRAN-PA, o Governo Estadual prepara outros 12 concursos para serem publicados ao longo do ano, como por exemplo, para Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Educação.
Inscrição e Etapas
Os candidatos serão avaliados por meio de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. Essa etapa visa aferir o perfil do candidato a partir do nível de escolaridade, conhecimentos específicos e experiência profissional, devidamente comprovados.
Serão levados em consideração tempo de experiência profissional no cargo, assim como cursos Sequenciais, de Extensão, Pós graduação ou aperfeiçoamento/Capacitação, além de Curso de Informática.
Os interessados poderão se inscrever no site oficial da Secretaria (selecao.ba.gov.br). Não haverá taxa de inscrição para participar do certame. Para se cadastrar a partir 23 horas e 59 minutos do dia 01 de Agosto de 2020.
Validade
O concurso contará com validade de um ano, a contar da data da publicação da sua homologação, podendo, antes de esgotado esse prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.